Inovação em foco: primeiro dia de OPEN INNOVATION IFNMG reúne academia e indústria em busca de ideias inovadoras e parcerias

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 14 de maio a abertura da segunda edição do OPEN INNOVATION IFNMG. O encontro do ecossistema regional de inovação e tem como objetivo estreitar os laços entre instituições de ensino e o setor produtivo.

Estiveram presentes na cerimônia o vice- prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães, a presidente da associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros (ACI), Gislayne Lopes Pinheiro, O vice- reitor da Unimontes, Dalton Caldeira e o reitor substituto do IFNMG, Professor João Leandro Cássio de Oliveira. A realização do evento é uma parceria entre Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Para o reitor substituto, João Leandro Cássio a segunda edição do Open Innovation IFNMG mostra a importância da inovação entre universidade e empresa, o conceito de inovação aberta, a transmissão de conhecimento, e a transferência de tecnologia.

“Esse encontro é muito importante pra que a gente traga as empresas pra falar a mesma língua da academia, do Instituto Federal. Porque aí sim a gente consegue, pois inovação é algo muito caro. E quem faz inovação e financia num país em desenvolvimento igual ao Brasil, geralmente é o governo. E como que ele vai fazer inovação e levar para as empresas através de projetos de subvenção e da relação que liga esses dois atores? A empresa do lado, o governo do outro com recursos, e quem realiza a ligação disso são as universidades”.

A presidente da ACI, destacou que a associação comercial está chegando aos seus 75 anos de fundação e carrega uma história íntima com as instituições de ensino, seja para melhorar a qualidade do ensino, seja para qualificar os profissionais ao longo de décadas. Gislayne destacou que a parceira com o IFNMG é de extrema importância pois a inovação tecnológica é inerente ao crescimento do Norte de Minas.

Já o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância da união das instituições para o desenvolvimento de Montes Claros e região.

“É importante que as instituições de ensino, acompanhando esse momento, qualifique e se preparem e prepare toda a comunidade para que a gente possa aproveitar as oportunidades para que a renda e que os recursos que aqui estão sendo aportados circulem na nossa sociedade, para que a gente possa melhorar a vida das pessoas”.

PALESTRA DE ABERTURA

Durante a manhã os participantes puderam conhecer todos os detalhes do Parque de Inovação  Tecnológico São José dos Campos (PIT) e a transformação do território para uma cidade inteligente que foi tema da palestra de abertura com o coordenador de projetos Govtech, Jean Carlo Nemanis.

Segundo o profissional ele preparou uma apresentação para mostrar como o PIT foi um ator junto com a prefeitura de São José dos Campos e outros setores da sociedade para consolidar o conceito de cidade inteligente e refletir isso na vida do munícipe.

“Falamos também sobre o conceito teórico, do que é uma cidade inteligente, focando principalmente sobre a lente da inteligência, que não seria nada mais do que superar desafios e conflitos e ser resiliente com esses desafios. Isso está extremamente ligado aos desafios que nós temos nos nossos centros como organização social, como cidade e também como que os gestores podem utilizar instrumentos de política pública e trazer cidades inteligentes como uma solução para esses desafios e um legado para o bem-estar social”.

A programação do Open Innovation pode ser acompanhada através do Canal oficial do IFNMG no YOUTUBE.

Patrocinadores

A segunda edição do Open Innovation tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal,  Laboratório Santa Clara, Trajeto móveis, Cervantes, Novo Nordisk, W&W vídeos e edições, UnifipMoc Afya, Telerede, Kentro e Garcia Vídeo produções.

Apoiadores

ACI Innovation, Receita Federal, Fadetec, Fapemig e Gráfica modelo.